quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O metrô da Vila.

Resolvi experimentar o metrô da Faria Lima. Meu destino era a Vila Madalena.

Lá fui eu, para o Largo da Batata. Sejamos sinceros: ninguém associa aquele lugar a Faria Lima. Aquilo pra mim é o Largo da Batata e pronto. Um lugar feio pra cacete, com calçadas abandonadas e lojas fechadas. Mas que me enche de boas recordações. Aeroanta. Banda Vexame. Anos 80. Socorro! Lembrar das minhas big ombreiras me faz correr de volta ao presente.

A modernidade e a limpeza da estação de metrô destoam do seu entorno. A Faria Lima é a primeira estação da Linha Amarela, que promete mais luxo. A começar pelos lugares que vai atender: Oscar Freire e Higienópolis.
Saindo da Faria Lima, só é possível seguir rumo a uma estação, que é a Paulista.

De lá, uma transferência para um dos melhores bairros da capital: a Vila Madalena.
Engano meu. Despreparo. Não confie no nome das estações. A estação da Vila desemboca nos quintos dos infernos. Sai na Praça Américo Jacomino, que nem Vila Madalena é. Fica, precisamente, no Sumarezinho . Recusei-me a pagar um táxi pra civilização. Decidi andar até achar um ar da Vila Madalena charmosa, aquela que me interessa. Achei a Rua Paulistania e fingi que estava em Londres, apreciando os grafites dos muros, enquanto descia becos e mais becos esquisitos. Até que surgiu um nome de rua conhecido. Ali estava ela: Rua Fradique Coutinho. Nada ali parecia com a Fradique que eu conheço, mas suspeitei estar nos fundos da rua. Comprovo que fundos é pouco.

Marinheiros de primeira viagem: ao saltarem na estação da Vila, peguem um táxi com destino ao buchicho.

Um comentário:

  1. Nossa...passei pela mesma situação, só que ao contrário....Tbm sou carioca em São Paulo, sai do Morumbi de taxi pra Vila Madalena e na volta resolvemos ir andando até o metrô da Vila Madalena... cheguei no metrô acabada...e sorte que tínhamos o gps do celular...pq não existe nenhuma placa, nada mostra o caminho....Tbm recomendo pegar um taxi pro metrô!

    ResponderExcluir