segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A bureka da Dona Lona

Meu roteiro gastronômico em São Paulo agora será em torno do popular, do acessível do bom e barato. Quero experiências gastronômicas incríveis por menos de dez reais. Esse valor máximo é para as irresistíveis comidinhas que a cidade oferece, tipo pastel do Zé, esfiha da 25 de março, sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau do mercadão. Para o almoço , espero encontrar maravilhas por menos de trinta reais.

As pérolas gastronômicas que têm me encantado são as receitas populares que os imigrantes nos presenteiam. Receitas guardadas a sete chaves por gerações e gerações, que viajaram quilômetros, atravessaram o Atlântico, até aqui chegar. Mas não se engane com o termo popular. Na verdade, essas preciosidades são sofisticadíssimas. Elas costumam conter especiarias, farinhas, queijos e condimentos vindos de algum lugar secreto do outro lado do mundo.

Meu último deleite, a Bureka da Dona Lona - a búlgara do Bom Retiro.

Podemos também chamar de meu último crime, considerando minha segunda semana de dieta. Pensando bem, crime é estar em São Paulo e se privar de uma maravilha como essa, autêntica, que você só conheceria se fosse à Bulgária. E como a Bulgária provavelmente não está na sua lista de países a serem visitados nos próximos vinte anos, sugiro que você dê um pulo no Bom Retiro e conheça a pequena Casa Búlgara. Experimente pelo menos uns três sabores de bureka e para finalizar compre uma caixa de mini burekas para viagem.

A massa é folheada, gordurosa na medida, crocante e levíssima. O recheio de queijo búlgaro com espinafre é indescritível, desmancha na boca. Descubro que a felicidade tem preço. E custa barato. Apenas três reais e noventa. Dona Lona que não nos ouça, mas eu pagaria fácil fácil dez reais por uma bureka.

Casa Búlgara - Rua Silva Pinto, 356 – tel: 3222-9849

2 comentários:

  1. Você escreve divinamente!Cheguei aqui por obra e graça do Google. E não quero mais sair. rsss!!
    Sua crônica sobre a exposição Thomas Farkas está impagável!
    Parabéns!
    AM

    PS: Você adora comida, hein? Entendo. Quem não gosta de comer, não gosta de viver!

    ResponderExcluir