quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Olhar especial

O bom de não ter muita verba é que a gente precisa ser criativo. Assim, busco prazeres culturais a preço de banana.

A escolha de hoje foi a exposição do Thomas Farkas. Custo zero. E o melhor, no coração de Higienópolis - onde depois basta alguns passos para você se deliciar com um pão fresquinho na padaria Aracaju (eleito o melhor pãozinho da cidade não só por mim, mas também pela Carla Pernambuco!). Sim, sempre dou um jeito de colocar a comida no meio do caminho. Isso é bem cultural também, bem paulistano eu diria. Por isso eu amo o David LaChapelle, que eu sei, não tem nada a ver com o tema do post, mas preciso dizer que me vejo como a mulher que é esmagada pelo mega hambúrguer desta foto magistral aí embaixo.


Voltemos à exposição que deu origem ao post. O assunto aqui é o Farkas. É São Paulo.
Minha primeira reação ao descobrir que Thomas Farkas nasceu em Budapeste foi de pesar. Veio ainda pequeno para SP, coitadinho, onde ficou até sua morte. Tá certo que eu não conheço Budapeste, mas sou como o Chico Buarque: não preciso ir até lá para saber que é uma cidade incrível.

Thomaz Farkas retrata a alma da cidade nos anos 40 e 50.
Sua São Paulo tem peso pluma, nos ajuda a olhar com leveza e poesia a cidade e seu povo. Pensando bem, se ele tivesse ficado em Budapeste talvez não desenvolvesse olhar tão apurado. Concluo levianamente que não seria desafiado e estimulado visualmente.

Viajar na São Paulo de Farkas é uma delícia.
Vi charme na multidão do Pacaembu. Vi sapatos lustrosos de couro. Vi uma época em que meninos ainda subiam em árvore na capital. Vi as mais belas sombras do gradil do viaduto de Santa Efigênia.
Pela primeira vez, senti a sensação de saudosismo por uma São Paulo que eu não vivi.
Efeito Thomas Farkas.




ps: Farkas também registrou o Rio e Brasília magistralmente, mas nada me tocou mais do que as imagens de São Paulo.

Instituto Moreira Salles
Rua Piauí, 844 - Higienópolis.
De terça a domingo - até 03/04.
(de terça a sexta das 13h às 19h - sáb, dom e feriados das 13h às 18h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário