sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Feira à noite

Se você acha que fazer feira à noite pode ser roubada, estou aqui para dar meu testemunho.

Antes, é preciso dizer que São Paulo tem feiras livres incríveis e que muitos moradores ainda mantém essa maravilhosa tradição. As que recomendo são a Feira do Pacaembu, com seu maravilhoso e imbatível Pastel do Zé (se bem que também tem um tal de Pastel da Maria que acabou de ser premiado como o melhor pastel da cidade e, falha minha, ainda não provei) e a charmosa Feira da Vila Madalena. Ir a uma dessas feiras em um belo sábado e se acabar em um desses recheadíssimos pastéis é um programaço.

Mas eu andava louca era para fazer uma feirinha à noite. Quando li sobre essa possibilidade, achei incrível. Ainda mais no Ceagesp, o maior centro abastecedor de frutas e legumes da capital. Imagina poder comprar delícias fresquinhas em plena quarta-feira à noite? Que programa descoladérrimo, pensava eu inocentemente. Imagina que baita dica para aqueles que ralam o dia inteiro poderem terminar seu dia com charme e um pit stop nesse centro de conveniência a céu aberto ?

O SONHO:
Vislumbrei uma coisa assim com clima meio Soho meio Tribeca meio Candem Town ou qualquer coisa assim.

A REALIDADE:
Ao sair de casa você já acorda rapidinho de qualquer eventual devaneio. Ir a Vila Leopoldina significa pegar a Marginal. Não é preciso ser vidente para saber o que acontece com uma pessoa que sai do Morumbi em direção a Vila Leopoldina às seis da tarde em plena quarta-feira. E para completar o cenário de horror, acrescento que eu estava com marido e filhos.
Após uns quarenta e cinco minutos de engarrafamento, uma das crianças já roncando e babando no estofado, eis que chegamos ao entorno do Ceagesp. Tentarei ser o mais fiel ao quadro, sem carregar na tinta: tive a sensação de estar em volta do Carandiru. Não que eu já tenha ido lá, mas desconfio que à noite deve ser páreo duro com o clima lúgubre e sinistro do entorno do Ceagesp.
Finalmente achamos o portão 7. Aquilo parecia mesmo ser um oásis. Movimento de carrinhos de feira, gente falando alto, frutas e legumes fresquíssimos, peixes de primeira por dez reais o kilo, barraca de japonês, churrasquinho, pastel, enfim, o maravilhoso mundo povão. Finalmente me senti em casa.

Fazer feira à noite em São Paulo é para quem tem alto poder de abstração. É preciso abstrair o caminho, abstrair o entorno, abstrair o tempo no trânsito. Se conseguir esse feito, pode ser um programa pitoresco.



Ceagesp:
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina
sábados: 6h às 12h30 - domingos: 7h às 13h – no Pavilhão MLP – entrada pelo portão 3
quartas-feiras: 14h às 22h – no Pavilhão PBCF – entrada pelo portão 7

Feira do Pacaembu:
Praça Charles Miller, s/nº, terças, quintas e sábados - das 7:30h às 13h

Feira da Vila Madalena:
Rua Mourato Coelho - das 7:30h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário