terça-feira, 9 de agosto de 2011

As 10 coisas incríveis que só Moema tem - parte 1

Na minha busca por preencher a lista das “10 coisas incríveis que só Moema tem”, eu não conseguia sair do item um. Apenas os doces e o bacalhau do restaurante português “A Casota” encabeçavam a minha lista dessas coisas poderosas que justificam você sair de casa não importa qual o bairro ou qual a distância, para ir até lá. Eu precisava apenas de mais nove coisas muito especiais ou muito autênticas ou muito imperdíveis que só se encontram em Moema.

Decidi então conhecer o Bar do Giba no último sábado. A começar pelo tratamento vip que recebi ao ligar para lá, posso dizer que é daqueles lugares que me fez pensar como consegui sobreviver em São Paulo sem nunca ter ido lá. Liguei ainda pela manhã e quem me atendeu foi o Diogo. Não me perguntem quem é o Diogo, mas sei que ao perguntar sobre o horário de abertura e qual a melhor hora para não pegar fila ele me disse para eu não esquentar e que o grande barato da espera era relaxar tomando minha cervejinha gelada , ou se eu preferisse, uma caipirinha. Nem precisa dizer que eu desliguei o telefone e corri para lá.

Ao chegar a rua, a visão do Bar do Giba em um sábado à tarde era quase uma miragem. No meio de um montão de prédios residenciais, em uma calma rua de Moema e com a trilha sonora dos aviões que passavam a dois palmos da minha cabeça, lá estava o buraco mais quente de Moema. Não chega a ser um pé sujo – aliás, é até muito limpinho. Mas as mesinhas cheias na calçada, as pessoas de visual descontraído (nem todas, porque juro que vi uma bolsa de corrente dourada, mas tudo bem , isso é são Paulo) e aquelas maravilhosas cachaças enfeitando o bar são o cenário perfeito para qualquer pessoa passar um maravilhoso sábado na paulicéia. Por sorte, entrei no bar e vi uma mesa desocupada. Falei com o baixinho moreno que arrumava a mesa e ele gentilmente liberou o lugar. Perguntei o nome dele e ele disse sou o Giba. Esse é o grande Giba! Aquele típico dono de bar que limpa as mesas e atende com simpatia seus clientes. E para entrar de vez na lista dos 10 lugares definitivamente incríveis de Moema, posso dizer que a coisa mais charmosa e pitoresca do bar (além da maravilhosa foto em preto e branco do pequeno Giba aos oito anos enchendo o copo do pai de cerveja) é o fato de não ter cardápio. O simpático garçon explica que hoje é dia de filé Oswaldo Aranha e feijoada, dá suas dicas sobre os melhores petiscos e ainda dá uma prova de uma tal barra de torresmo que é a alegria de qualquer apreciador da baixa gastronomia.

Mas como ainda faltam mais oito itens para minha lista, vou recorrer ao mega super garimpador de São Paulo, o jornalista Marcelo Duarte e conto minha conversa no próximo post.

Bar do Giba - Av Moaci, 574 - tel 5535-9220
A Casota - Av Miruna, 442 - tel 5093-6751

Nenhum comentário:

Postar um comentário