sábado, 19 de junho de 2010

Mocarzel, o paulistano de alma.

Adoro ir ao Rio de Janeiro. A frase denuncia que Evaldo Mocarzel não é mais carioca. Nenhum carioca trata o Rio com tanta cerimônia. Não precisa de nome e sobrenome. Só Rio.

Sua voz engana. Parece se tratar de um legítimo carioca. De Itacoatiara pro Anhangabaú. Literalmente. Largou um belo dia de sol na praia de Niterói, pegou o avião com o corpo ainda cheio de sal e aterrissou direto no centro de SP. Durante a viagem, olhando pra baixo, se perguntava: O que é que eu vim fazer aqui?
Nossa conversa passa pela sua trajetória de 20 anos em São Paulo, culminando em seu amor devoto à capital.

Não tive coragem de dizer o que ia dizer. Omiti os meus motivos pra gostar de São Paulo. Vergonha de expor minha pequenez pra quem vê beleza no trânsito, na decadência e na solidão de São Paulo. Ainda não concluí se ele é um homem evoluído ou um louco cego de paixão. Interessante. Reforça minha teoria da inadequação. A migração dos seres inadequados ao meio ambiente carioca é um sucesso quando rumam para São Paulo. A constatação de que Mocarzel já foi um inadequado não é minha. É do próprio. Corta pra adolescência do entrevistado. Sábado, céu azul, sol, galera na praia enchendo a cara. Exceto o estranho adolescente Evaldo, que prefere a companhia de gente de nome esquisito. Bergman, Truffaut. O tempo passou e o menino estranho se converteu em um paulistano de alma. Fundamentalista, como ele diz.

Mocarzel falou que os piores cariocas são os nascidos em Minas e no Sul. Será que os piores paulistanos são os que nascem fora daqui? Preciso refletir. Debater. Lembro que preciso voltar a um velho entrevistado. Outro inadequado que virou paulistano. João Luiz Woerdenbag Filho. Ou simplesmente Lobão.

Um comentário:

  1. Nesse caso, eu sou um paulistano inadequado. Nasci em São Paulo e vim pro Rio com 7 meses.
    Todas as vezes que visitei São Paulo, me senti um peixe fora d'água. É uma metrópole encantadora. A noite é maravilhosa, bons restaurantes, mas nada que dure mais de 3 dias.

    Alessandro

    ResponderExcluir