terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval na pauliceia!

O carnaval chegou no Brasil, mas sinto informar que em São Paulo ainda não. Sei que tomates imaginários voarão em cima de mim, mas eu me recuso a fingir que tá rolando um ziriguidum por aqui. Não está.

Nenhum folião perdido, nenhum carro de som, nenhum barulhinho de bloco ao fundo... Nada.

Assim como os executivos que vejo aqui na paulista, São Paulo faz questão de mostrar que não tem tempo pra brincadeira. Neguinho não tá nem aí pra essa festa.

Mas como me impus a missão solitária de mostrar que São Paulo pode ser amada , mesmo no carnaval, vou dar minhas dicas culturais como se nada tivesse acontecendo - que é o clima que rola por aqui.

As redondezas do Conjunto Nacional continuam sendo imbatíveis. Mesmo que você não esteja contagiado pelo grito de carnaval (até porque ainda não chegou aqui...), é provável que você tenha filhos, sobrinhos ou afilhados que irão se fantasiar. Nem que seja pra foto, vai... Na Augusta tem a incrível Festimania, uma loja incrível que parece ser minúscula, com seus 3 metros de frente, mas que ao entrar parece ter 1 km de profundidade, não acaba nunca... Ali você acha desde um ciganinho ou havaiana por 28 reais até um mini capitão da Tropa de Elite por 150 reais.

E pra não deixar esse post sem as cores do carnaval, fecho com a visão poética e multicolorida da Carla Caffé sobre são Paulo, contrariando nossa expectativa cinzenta e aborrecida. Acabo de descobrir o trabalho dela aqui na Livraria Cultura da Paulista, que vende séries limitadas dos seus belíssimos desenhos, a partir de 145 reais. Arte mais do que acessível.







Festimania
www.festimania.com.br
Rua Augusta 1953

Um comentário:

  1. Oi Raquel, tudo bem?

    Fui pular o pré-Carnaval na Vila Madalena. Como todo bom carioca, o bichinho começa a sacudir dentro de você e ai não dá pra ficar parado. O sentimento de "já é (quase) carnaval" se apossa da gente e ai não dá pra ficar parado. Descobri com os "novos cariocas" (é como chamo aqueles que saíram da Cidade Maravilhosa e estão enfrentando a vida paulistana) que o Bangalafumenga tinha montado uma bateria em Sampa e iria sair no sábado, dia 10/02. Estava vazio, mas foi o meu primeiro carnaval em Sampa. Mas quando a bateria do Banga do Rio começou a tocar, meu coração esqueceu o pré-conceito e eu pulei como se estivesse na Dias Ferreira. Rsrssrsr Acredito que este é um movimento que está começando a crescer e a tomar corpo em São Paulo. Tenho fé que o Carnaval de 2013 será bem mais animado.

    Também rolou a Pholia na Luz. Vários blocos tradicionais de carnaval de São Paulo saíram nos dias 10 e 11 na praça daLuz, no centro de São Paulo. Este eu ainda não fui conferir.

    Obs.: O Bangalafumenga está com inscrições abertas para aqueles apaixonados por Samba, Carnaval e Percussão. Aulas uma vez por semana na Vila Madalena. É só se inscrever em www.bangasp.com.br.

    Beijos

    Cíntia Bessa

    ResponderExcluir