sábado, 19 de novembro de 2011

Segredos de Campinas

Há muito, em São Paulo, venho tentando achar um interior com cara de interior.

No meu imaginário, o interior com cara de interior não pode ter prédios.
Interior com cara de interior tem que ter uma praça singela e uma igrejinha.
Interior com cara de interior tem que ter ruas de paralelepípedo ou de terra.
Interior com cara de interior tem que ter velhinhas conversando sentadas na frente do portão.
Interior com cara de interior tem que ter barrigudos tomando cerveja em garrafa em mesas na calçada.
Interior com cara de interior não tem condomínio com seguranças.
Interior com cara de interior não tem chefe de cozinha.
Interior com cara de interior tem um cozinheiro, uma esposa ou uma vovó que seguem receitas de tradição.

E quando eu já havia perdido todas as esperanças de achar esse ideal de interior, eis que encontro um distrito chamado Joaquim Egídio, em algum lugar de Campinas. Justo Campinas, cidade que jamais me despertou esperança de encontrar tão almejado lugar.

Bendita hora que resolvi achar o tal Bar do Marcelino. Após duas horas de confusões com o GPS, que parece não ter entendido o nome da rua, resolvi apelar ao recurso que não falha: a interação humana. (Não sem antes me beneficiar da burrice do equipamento e amolar o meu marido com meu discurso anti gps). Voltando a boa e velha comunicação entre seres da mesma espécie, disquei para o bar e fui atendida pelo próprio Marcelino. Seguindo suas orientações, como em um passe de mágica, atravessamos o mundo real e fizemos uma viagem ao tempo. Ultrapassamos barreiras invisíveis e num piscar de olhos havíamos sido transportados para um autêntico interior com cara de interior.

Foi assim que achei o meu tão sonhado paraíso. E justamente ali fica a casa do Marcelino, que nos presenteia com o melhor da cozinha simples, saborosa e caseira. Quando avistei o bar, percebi o calor logo na entrada: com suas mesinhas de caixote de feira, cheias de gente sorridente, já sabia que ali era "o lugar". E o que dizer do afeto com que Marcelino recebe seus clientes? Sabe aquele calor que a gente acha que se perdeu? Pois ele é preservado por gente como Marcelino. O singelo slogan do bar, resume esse lugar que parece nos abraçar: "Especialidade da casa: você!"



Joaquim Egídio é daqueles lugares que nos tocam, nos emocionam. Demorei muito para encontrá-lo. Uma parada obrigatória para os que precisam reencontrar a paz do interior - da cidade e do seu.

R. Heitor Penteado, 1113
Joaquim Egídio - Campinas
www.bardomarcelino.com.br

Um comentário:

  1. Raquel, gostei muito do post sobre Joaquim Egídio. De fato, hoje, é a minha imagem do interior do interior perdido. Apenas uma observação, Joaquim Egídio é um distrito de Campinas e não uma cidade como vc comentou no post.
    Fora isso, meus parabéns.

    ResponderExcluir