sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fuga para Gonçalves

São Paulo causa estranhas sensações. Uma delas é o repúdio. Um dia você acorda e seus olhos só conseguem ver o feio. A marginal, o trânsito, a arquitetura cafona da Daslu, a estátua do Borba Gato e uma lista interminável de coisas incrivelmente feias.

Nesse momento tente manter a lucidez e planejar um ponto de fuga. O paraíso mais perto que farejei, saindo de solo paulista, foi a cidade de Gonçalves, em Minas.

Ao passar pelo centro da cidade, em um grande vale, constatei que cheguei ao que precisava. A cidade parece ter apenas duas farmácias, um mercadinho, um médico, um advogado, uma Banco do Brasil e uma paróquia.

Passando pela cidade, uma estradinha de terra para o Hotel Bicho do Mato (quer nome mais apropriado?). Em quinze minutos cheguei ao paraíso. Logo na entrada, um salão envidraçado com a mágica piscina aquecida, abraçada por um visual incrível das montanhas. No quarto, o essencial: lareira, simplicidade e uma janela para o verde. A comida, como de praxe em Minas, é incrivelmente boa.



Passeios à cavalo, milho feito na lenha, despertar ao som do cocoricó. Mas a melhor terapia são os passeios do Otaviano's Rancho. Naquele cenário lindo, rústico, cheio de celas penduradas, a recepção calorosa da doce Dona Rosa, filha do seu Otaviano.

É lá que você faz o pitoresco passeio de trem, que não passa de um gigantgesco trator, super desconfortável (por isso divertidíssimo) e que te leva pelos mais incríveis picos e lindas plantações. Maravilhoso!

Ir para esses cantinhos do Brasil onde o tempo parece não ter passado, são remédios milagrosos. O pulmão se abre, a dor de cabeça some, a paz interna aparece, a semente da gentileza se renova. É comovente a felicidade genuína e a pureza da gente que dali nunca saiu.

Talvez Gonçalves não seja tão visitada pelos paulistanos devido ao tempo do percurso. Teoricamente, são 190 km de São Paulo a Gonçalves. Mas a sensação que a gente tem é a de percorrer o dobro do caminho. Golçalves é a cidade que parece não chegar nunca. Mas pense que para alcançar o paraíso é necessário um pouquinho de sofrimento. Foram exatas três horas, a partir da entrada da Dutra.

Não posso esquecer de falar dos preços das pousadas, que são muito convidativos. Não se compara aos preços da vizinha besta Campos do Jordão e a (dizem)gostosa Santo Antônio do Pinhal.

Se você precisa de um tempo fora da selva caótica, nada melhor do que a terapia rural de Gonçalves.


Pousada Bicho do Mato
http://www.pousadabichodomato.com.br/
pousada@pousadabichodomato.com.br
(35) 3654-1350

Nenhum comentário:

Postar um comentário