quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moema

O que começou como brincadeira acabou virando objeto de estudo sobre um dos locais mais emblemáticos de São Paulo: um bairro chamado Moema.

Olha que coisa intrigante: se Moema é tão legal como um montão de carioca diz, então por que não consigo achar um morador que seja relevante? (se você ficou com raiva, não seja infantil, você entende o que quero dizer com relevante – o oposto de mim ou você).

Todo bairro da cidade tem uma grande personalidade ou ao menos uma celebridade relevante. Moema não.

A primeira vez que ouvi alguém expor sua opinião sobre Moema foi marcante - há uns cinco anos, quando em São Paulo cheguei. Ouvi um carioca, vendedor de carros, dizer que Moema era o melhor bairro para se morar. "Aqui tem tudo. Muito barzinho, lojas, serviços... E tem o melhor shopping de São Paulo: o Ibirapuera.” Um cara com tal gosto para um centro comercial, já não deve ser considerado uma opinião relevante. E adivinha onde ele morava no Rio? Na Tijuca.

A partir daí, surge a minha primeira teoria: o moemense tem a alma de tijucano.

Ao longo dos anos, fui ouvindo opiniões de muitos moemenses, sempre encantados com seu bairro. Mas fui percebendo, que por outro lado, as pessoas que moravam em bairros, digamos, mais conceituados como Alto de Pinheiros, Vila Madalena e Higienópolis, achavam muito cafona morar em Moema. Enquanto desvendava este terrível preconceito da “elite” paulistana contra os pobres e iludidos moemenses, uma nova descoberta sobre o bairro passou a me atormentar.

Casa Blanca, Enigma, Inner Club, Marrakesh, Nefertitti, Vogue Clube...Por que raios tantos clubes de swing concentrados em Moema? Alguma relação com o alto índice de cariocas que moram lá? Será que a indústria paulistana do sexo sobrevive graças aos cariocas?

Enquanto não encontro as respostas, vejo Moema assim: meio cafona, meio falso glamour, meio querendo ser o que não é, meio sem personalidade. Engraçado. Sinto-me meio Moema.

11 comentários:

  1. Curiosamente estava comentando com um colega sobre a cafonice do bairro dias destes. Ele já teve seu momento glamour, há muito suplantado por bairros como Vila Madalena etc. Quanto à observação sobre a indústria paulista de sexo você foi em cima: Moema concentra grande número de casas adultas, huahuahua. Agora entendo porque alguns cariocas e muitas garotas acessíveis adoram viver na região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaury Jr e Regina Duarte possuem apartamentos no bairro de Moema.

      http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/502/artigo132238-1.htm

      Excluir
  2. eu acho que vcs tem dor de cotovelo, ja que para morar em moema... tem que ter muito $$$$

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaa.. vc não conhece absolutamente nada do bairro!!!

    ResponderExcluir
  4. Boas,
    Falando serio....qual o melhor bairro para viver em Sao Paulo para um forasteiro com familia, filha em universidade, segurança, glamour e boa vizinhança????

    ResponderExcluir
  5. não tem dinheiro e fica falando mal !!! pobre

    ResponderExcluir
  6. Puta tem em qualquer lugar!!!! Mas pelo menos Moema sao de luxo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, eu acho uma falta de respeito ficarem criticando os bairros ( tanto paulista, carioca, etc,) Mas duvido que se a pessoinha do blog morasse em moema, ela criticaria. Mas como não mora, né??? Mesmo assim, parabpens pelo post!!

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkk... Tem que rir mesmo!!! Isso só pode ser dor de cotovelo! Além de Moema ser um bairro super arborizado e valorizado, é possível fazer tudo a pé tranquilamente! Sem contar que há DOIS supermercados da rede St Marche no bairro, algo de extremo luxo!!! Sem contar os outros comércios que são para poucos, baby!!!

    ResponderExcluir
  9. Amaury Jr e Regina Duarte possuem apartamentos no bairro de Moema.

    http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/502/artigo132238-1.htm

    ResponderExcluir